Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Deus criou a terra para todos. Culto/Acampamento Nova Jerusalém/Nova Ser...

Deus criou a terra para todos. Culto Ecumênico no Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, Belo Horizonte/MG.  4ª Parte. 28/4/2018.

Famílias da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém, despejadas, injusta e covardemente da Fazenda Canta Galo, no município de Nova Serrana, centro-oeste de MG, por determinação judicial cumprida pela Polícia Militar de MG, com aval do Governo de MG e a pedido da Prefeitura de Nova Serrana, formam agora o  Acampamento Nova Jerusalém, próximo da fazenda Canta Galo. No dia 28/4/2018, com Culto Ecumênico presidido por frei Gilvander, celebraram a sua história, sua luta pela terra e por moradia digna,  sua convivência harmoniosa com a Mãe Terra, a Irmã Água e toda a Natureza. Na fazenda Canta Galo plantavam cerca de 60 hectares, de forma agroecológica, sem uso de venenos e colhiam alimentos saudáveis que, além de alimentar a comunidade, eram também vendidos e geravam renda às famílias. No Culto Ecumênico celebraram também a força renovada para a continuidade dessa luta por direitos, inspirados no Evangelho de Jesus de Nazaré, que não se curvou para os poderosos e sempre manteve-se firme na defesa dos empobrecidos e injustiçados, na luta pela vida e vida em abundância para todos e todas. Nesse vídeo, a participação da Professora Tânia e do Professor Albino, de Belo Horizonte, que ali representavam a Rede de Solidariedade formada em Belo Horizonte, em apoio às famílias do Acampamento Nova Jerusalém.

*Filmagem de Luciana, do Acampamento Nova Jerusalém.  Coordenação de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.



#freigilvander 


quinta-feira, 10 de maio de 2018

No fel da injustiça, a partilha da vida no Acampamento Nova Jerusalém, N...

No fel da injustiça, a partilha da vida no Acampamento Nova Jerusalém, de Sem Terra, em Nova Serrana/MG. 28/4/2018.

Frei Gilvander Moreira e amigos da Rede de Apoio visitam o Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, centro-oeste de Minas Gerais, dois dias após o covarde e injusto despejo sofrido pelas 120 famílias. Melhor dizendo, três despejos em dois dias. Foram despejados da fazenda Canta Galo, de propriedade do Governo de Minas Gerais - mas cedida ao município de Nova Serrana -,  onde estavam há mais de 6 anos, cuidando da terra, cuidando do rio Pará, produzindo alimentos sadios, sem uso de agrotóxicos, convivendo em harmonia uns com os outros e com a Mãe Natureza, construindo libertação, cidadania, paz. Pela quarta vez, as famílias levantaram acampamento, onde permanecem, próximo à fazenda Canto Galo. Mesmo amargando o fel da injustiça pelo despejo, pelo descaso do Poder Público, por verem bois tendo direito a pastar no terreno que lhes pertence por direito, onde estão suas casas, construídas com tanto sacrifício e, agora, arrombadas, ainda assim   permanecem firmes na luta e conseguem saborear o doce sabor da esperança pela partilha da vida, da fé, da união que os fortalece e os anima nessa luta necessária por direitos.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT/MG.  Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

 * Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.






sexta-feira, 4 de maio de 2018

Acampamento Nova Jerusalém/Nova Serrana, MG: Povo de Deus em luta. Culto...

Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, MG – Povo de Deus em luta construindo libertação. Culto Ecumênico – 2ª Parte. 28/4/2018

Depois de três despejos nos dias 26 e 27/4/2018, com seus pertences arrancados e levados pra algum lugar que desconhecem, violentados em sua dignidade, desrespeitados em seus direitos, as famílias do Acampamento Nova Jerusalém,  que ocupavam a fazenda Canta Galo, com 178 hectares de terra, do Governo de Minas Gerais, no município de Nova Serrana, centro-este de MG,  reuniram-se para um Culto Ecumênico no sábado, 28 de abril de 2018, sob a coordenação de frei Gilvander Moreira, com a  presença solidária de várias pessoas que fazem parte da Rede de Apoio  nessa luta pela terra e pela moradia que lhes foi tirada. Na partilha da palavra, a tristeza e a indignação diante da violação de direitos de que foram vítimas, mas, sobretudo, a força renovada que brota da fé, da comunhão, da união da comunidade na continuidade dessa luta por direitos, construindo libertação. Nesse vídeo, o depoimento de moradores/as e a terna palavra de crianças do Acampamento que, com pureza, nos comovem ao falar de suas casas e da terra onde moravam.

Filmagem de Luciana e Geraldinho, do Acampamento Nova Jerusalém.
Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.