Total de visualizações de página

domingo, 26 de agosto de 2018

Terra e Água são sagradas/Frei Gilvander/2ª Pré-Romaria da XXI Romaria/Á...





Terra e Água são sagradas. Frei Gilvander na 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e Terra de MG em São Roque de Minas. 2ª Parte. 05/8/2018.

Envolvidos pela beleza, pela mística e espiritualidade do Santuário Sagrado Natural da Serra da Canastra, pelo canto das águas da Cachoeira Casca D’Anta a dar vida e voz ao Rio São Francisco, romeiros e romeiras da mãe terra e da irmã água realizaram a 2ª Pré-Romaria da XXI Romaria das Águas e da Terra do Estado de Minas Gerais. Em São Roque de Minas, próximo às nascentes do Rio São Francisco, momentos de reflexão, de anúncio e denúncia foram partilhados durante a Celebração da Eucaristia. Iluminados pelo Evangelho de Jesus de Nazaré e inspirados pelo tema e pelo lema dessa XXI Romaria: “Das Nascentes do São Francisco às Terras da Justiça”; “Cuidando da Mãe Terra e da Irmã Água”, os/as participantes tiveram a alegria e a responsabilidade de se conscientizarem a respeito das exigências urgentes e desafiadoras a que são chamadas as pessoas de boa vontade e todas as forças vivas da sociedade. Obcecados pelo poder do capital, os adoradores do deus mercado ignoram a terra e a água como dons sagrados, fontes de vida digna para todos e todas, e insistem em avançar na depredação da natureza, no envenenamento das terras e das águas, enquanto desrespeitam as Comunidades Tradicionais Canastreiras e destroem a vida em toda a sua biodiversidade. Nesse vídeo, a reflexão partilhada por frei Gilvander Moreira, da CPT – Comissão Pastoral da Terra –, que chama a atenção para a gravidade do momento atual e da importância das ações concretas que devem ser desenvolvidas para frear esse sistema capitalista que mói vidas, e, com coragem evangélica e profética, construir a sociedade do bem viver, que é, sem dúvida, a sociedade sonhada pelo Deus da Vida.

*Filmagem de Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, da Cáritas Brasileira, Regional MG e Advogada Popular. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.
* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander, acione o sininho, receba as notificações de envio de vídeos e assista a diversos vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.

quinta-feira, 5 de julho de 2018

Luta pelo direito de ser feliz: Ciganos em Pedro Leopoldo/MG. 5ª Parte...

Luta pelo direito de ser feliz: Ciganos  da Lagoa de Santo Antônio, em Pedro Leopoldo/MG: 5ª  Parte/14/6/2018.

Em Pedro Leopoldo, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG, vivem em torno de 200 famílias ciganas, em Acampamentos Ciganos e em diáspora forçada. Entre tantas que passam por grandes dificuldades e são vítimas do descaso, discriminação e preconceito do Poder Público, está a Comunidade Cigana que vive em torno da Lagoa de Santo Antônio. São 14 famílias que clamam por garantia de direitos, respeito e dignidade, o que passa, fundamentalmente, pela garantia de direito ao território onde possam viver de acordo com sua cultura, seus costumes, sua tradição; onde possam EXISTIR, de fato.
Nesse vídeo, 5ª e última parte da reportagem feita por frei Gilvander na Comunidade, as ciganas Adriana e Michele falam como os ciganos lidam com a morte, como sobrevivem e sobre valores da cultura cigana.  
Uma grande Rede de Apoio foi formada para fortalecer a luta das Comunidades Ciganas de Minas Gerais, em defesa do seu direito ao território, dos seus direitos fundamentais, em defesa da sua dignidade. Políticas Públicas específicas aos Povos Ciganos são necessárias urgentemente para que se cuide da vida e da qualidade de vida dessas Comunidades, para que crianças, adolescentes, jovens e adultos tenham acesso aos equipamentos públicos que possam transformar sua realidade de forma positiva, libertadora.

*Reportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.

 * Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.



#FreiGilvander


segunda-feira, 2 de julho de 2018

Terra e dignidade para o Povo Cigano da Lagoa de S. Antônio em Pedro Leo...

Para a Comunidade Cigana da Lagoa de S. Antônio em Pedro Leopoldo/MG: terra, cidadania, respeito, dignidade. 3ª Parte. 14/6/2018.

Em Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, MG, a Comunidade Cigana que vive em torno da Lagoa de Santo Antônio está em situação de extrema pobreza, vivendo em terreno sem saneamento básico, água potável e energia elétrica, sofrendo as consequências da falta de acesso às políticas públicas de saúde e assistência social, entre outras. Nesse vídeo, a cigana Valdinalva, da Comunidade Cigana do Bairro São Pedro, de Ibirité/MG, em visita à Comunidade Cigana da Lagoa de Santo Antônio em Pedro Leopoldo, RMBH, em nome da Associação Nacional das Etnias Ciganas (ANEC), manifesta-se com firmeza contra acusação de ONG de Pedro Leopoldo que os ciganos que vivem em torno da Lagoa de Santo Antônio estariam contaminando a Lagoa, já que o que se vê nesse espaço, é a falta de ações de preservação ambiental e de cuidado por parte da Prefeitura de Pedro Leopoldo. Ainda nesse vídeo, uma visão geral do terreno, das barracas e apresentação, pela cigana Michele, de dificuldades específicas encontradas pela Comunidade na área da saúde. Michele fala também da beleza da cultura do Povo Cigano e desmente estereótipos negativos criados sobre essa população. Tais estereótipos contribuem para a criminalização e discriminação das Comunidades Ciganas, o que evidencia a urgente necessidade do desenvolvimento de Políticas Públicas específicas aos Povos Ciganos, de cultura e tradição milenares, de forma a garantir-lhes o direito ao território, à cidadania, ao respeito, à dignidade. É nesse sentido que a Rede de Apoio que se formou em apoio aos Povos Ciganos de Minas Gerais e as Comunidades Ciganas mantêm-se firme na luta por terrenos adequados aos seus acampamentos e pelo respeito aos seus direitos fundamentais.

*Reportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG.

 * Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.



#FreiGilvander


quarta-feira, 16 de maio de 2018

Deus criou a terra para todos. Culto/Acampamento Nova Jerusalém/Nova Ser...

Deus criou a terra para todos. Culto Ecumênico no Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, Belo Horizonte/MG.  4ª Parte. 28/4/2018.

Famílias da Ocupação-Comunidade Nova Jerusalém, despejadas, injusta e covardemente da Fazenda Canta Galo, no município de Nova Serrana, centro-oeste de MG, por determinação judicial cumprida pela Polícia Militar de MG, com aval do Governo de MG e a pedido da Prefeitura de Nova Serrana, formam agora o  Acampamento Nova Jerusalém, próximo da fazenda Canta Galo. No dia 28/4/2018, com Culto Ecumênico presidido por frei Gilvander, celebraram a sua história, sua luta pela terra e por moradia digna,  sua convivência harmoniosa com a Mãe Terra, a Irmã Água e toda a Natureza. Na fazenda Canta Galo plantavam cerca de 60 hectares, de forma agroecológica, sem uso de venenos e colhiam alimentos saudáveis que, além de alimentar a comunidade, eram também vendidos e geravam renda às famílias. No Culto Ecumênico celebraram também a força renovada para a continuidade dessa luta por direitos, inspirados no Evangelho de Jesus de Nazaré, que não se curvou para os poderosos e sempre manteve-se firme na defesa dos empobrecidos e injustiçados, na luta pela vida e vida em abundância para todos e todas. Nesse vídeo, a participação da Professora Tânia e do Professor Albino, de Belo Horizonte, que ali representavam a Rede de Solidariedade formada em Belo Horizonte, em apoio às famílias do Acampamento Nova Jerusalém.

*Filmagem de Luciana, do Acampamento Nova Jerusalém.  Coordenação de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.



#freigilvander 


quinta-feira, 10 de maio de 2018

No fel da injustiça, a partilha da vida no Acampamento Nova Jerusalém, N...

No fel da injustiça, a partilha da vida no Acampamento Nova Jerusalém, de Sem Terra, em Nova Serrana/MG. 28/4/2018.

Frei Gilvander Moreira e amigos da Rede de Apoio visitam o Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, centro-oeste de Minas Gerais, dois dias após o covarde e injusto despejo sofrido pelas 120 famílias. Melhor dizendo, três despejos em dois dias. Foram despejados da fazenda Canta Galo, de propriedade do Governo de Minas Gerais - mas cedida ao município de Nova Serrana -,  onde estavam há mais de 6 anos, cuidando da terra, cuidando do rio Pará, produzindo alimentos sadios, sem uso de agrotóxicos, convivendo em harmonia uns com os outros e com a Mãe Natureza, construindo libertação, cidadania, paz. Pela quarta vez, as famílias levantaram acampamento, onde permanecem, próximo à fazenda Canto Galo. Mesmo amargando o fel da injustiça pelo despejo, pelo descaso do Poder Público, por verem bois tendo direito a pastar no terreno que lhes pertence por direito, onde estão suas casas, construídas com tanto sacrifício e, agora, arrombadas, ainda assim   permanecem firmes na luta e conseguem saborear o doce sabor da esperança pela partilha da vida, da fé, da união que os fortalece e os anima nessa luta necessária por direitos.

*Reportagem em vídeo de frei Gilvander Moreira, da CPT, das CEBs e do CEBI. Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT/MG.  Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

 * Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.






sexta-feira, 4 de maio de 2018

Acampamento Nova Jerusalém/Nova Serrana, MG: Povo de Deus em luta. Culto...

Acampamento Nova Jerusalém, em Nova Serrana, MG – Povo de Deus em luta construindo libertação. Culto Ecumênico – 2ª Parte. 28/4/2018

Depois de três despejos nos dias 26 e 27/4/2018, com seus pertences arrancados e levados pra algum lugar que desconhecem, violentados em sua dignidade, desrespeitados em seus direitos, as famílias do Acampamento Nova Jerusalém,  que ocupavam a fazenda Canta Galo, com 178 hectares de terra, do Governo de Minas Gerais, no município de Nova Serrana, centro-este de MG,  reuniram-se para um Culto Ecumênico no sábado, 28 de abril de 2018, sob a coordenação de frei Gilvander Moreira, com a  presença solidária de várias pessoas que fazem parte da Rede de Apoio  nessa luta pela terra e pela moradia que lhes foi tirada. Na partilha da palavra, a tristeza e a indignação diante da violação de direitos de que foram vítimas, mas, sobretudo, a força renovada que brota da fé, da comunhão, da união da comunidade na continuidade dessa luta por direitos, construindo libertação. Nesse vídeo, o depoimento de moradores/as e a terna palavra de crianças do Acampamento que, com pureza, nos comovem ao falar de suas casas e da terra onde moravam.

Filmagem de Luciana e Geraldinho, do Acampamento Nova Jerusalém.
Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação da CPT-MG. Nova Serrana/MG, 28/4/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.






domingo, 25 de março de 2018

ARTEMARES/Feira de Santana/BA/4a Parte/Meio Ambiente, Geração de Renda, ...

ARTEMARES (Ass. Materiais Recicláveis de Feira de Santana/BA): cuidado com o Meio Ambiente, Geração de Renda e Cidadania. 4ª Parte – 18/02/2018.

A ARTEMARES (Associação Regional dos/as Trabalhadores(as) em Materiais Recicláveis de Feira de Santana/BA e municípios vizinhos) realiza um trabalho sério e muito bem organizado de coleta de materiais recicláveis. Esse trabalho, que tem a parceria e o apoio do Movimento das Comunidades Populares, do Banco Comunitário e de Universidades da Bahia, além de cuidar do meio ambiente, promove geração de renda e cidadania para mais de setenta famílias de trabalhadores e trabalhadoras envolvidos/as no processo. Nesse vídeo, o destaque para a moagem do isopor e a informação do Diretor da Associação, Jailton,Santos Cardoso, sobre valores arrecadados, pagamentos, manutenção da Associação e parcerias desenvolvidas.

*Reportagem de frei Gilvander Moreira, da CPT e do CEBI.
Edição de Nádia Oliveira, da Equipe de Comunicação do CPT/MG. Feira de Santana/BA, 18/2/2018.

* Inscreva-se no You Tube, no Canal Frei Gilvander Luta pela Terra e por Direitos, no link: https://www.youtube.com/user/fgilvander e assista a outros vídeos de luta por direitos sociais. Se assistir e gostar, compartilhe. Sugerimos.